Quanta tristeza, quanto medo, quanta insegurança o que vivemos hoje.
Ver as águas do Rio Sesmaria invadindo as casas, as ruas, levando a vida das pessoas consigo, deixou a pergunta no ar... Será fúria da natureza ou uma reação natural?
Antes de responder vamos lembrar que as margens dos rios são Areas de Proteção Permanentes ( APP )que são áreas de grande importância ecológica, cobertas ou não por vegetação nativa, que têm como função preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas. No caso do rio Sesmaria, o limite de ocupação humana deveria ter sido de 30 metros, o que não acontece em nenhum momento do seu curso.
O homem precisa entender que não é dono da natureza, apenas parte dela!
Oiii! O mais triste nisso tudo, na minha opinião, é perceber que diante de tantas fúrias da natureza, a maioria das pessoas continuam tendo as mesmas atitudes: quantas construções não respeitam a area estabelecida, quanta gente ampliou seus negócios até quase dentro do rio. Invadiram as margens do rio... Agora o rio invadiu as fronteiras das residências e comércios...
ResponderExcluirEu moro no Bairro Barbosa Lima e sei que temos alguns terrenos em áreas de APP, nas margens do Rio Sesmaria, que corta o bairro. Estamos tentando impedir que se faça qualquer construção nestes terrenos. A minha dúvida é sobre o limite de 30 metros. Se o Sesmaria tiver em algum ponto mais de 10 metros a APP deveria ser de 50 metros, conforme determina o Código Florestal.
ResponderExcluirCAA
Realmente, mas áreas que pude monitorar o leito do rio não ultrapassa os 10 metros, obrigada pela contribuição
ResponderExcluir