terça-feira, 15 de setembro de 2009

Como foi nosso plantio

COLÉGIO ESTADUAL OLIVEIRA BOTELHO


RELATORIO RIO SESMARIA

Hoje iniciamos o plantio de mudas no rio Sesmaria. O que a princípio parecia se tratar apenas de um afluente do rio Paraíba do Sul que passa pela cidade de Resende, passou a ser um objeto de estudo e também um caso de amor. Durante as primeiras etapas do projeto estive em contato com a população ribeirinha, ouvi suas histórias sobre o rio, a retirada de seu sustento, pescas, banhos, vi muitas ações como utilização do rio para despejo de dejetos, lixo e entulho, vi áreas assoreadas, retirada da vegetação ciliar, a água levando os barrancos com enormes árvores enraizadas. Meus alunos também fizeram as mesmas observações, inclusive uma critica feita por eles estava relacionada aos moradores do bairro Ipiranga que contribuem para a deterioração do rio acumulando lixo em suas margens.

Ao chegarmos no ponto estabelecido para o plantio, dividimos a turma em dois grupos, onde uma equipe foi recolhendo e separando os resíduos encontrados pelo caminho e o outro grupo fez uma caminhada orientada pela margem do rio, analisando as condições e percebendo como a vegetação faz diferença na manutenção do clima de um ambiente, pudemos ouvir o som dos pássaros, observar borboletas e outros insetos pelo caminho e assim a turma foi sendo sensibilizada e pode perceber como estava sendo importante aquela ação no ambiente.

Ao retornarmos tivemos um belo lanche com diversas frutas, os alunos se comportaram muito bem, não houve empurrões e nem resíduos jogados pelo chão, quando isto acontecia os proprios alunos chamavam a atenção de quem tivesse praticado esta atitude.

Iniciamos o plantio das árvores, havia espécies nativas, árvores frutíferas, em grupos foram retirando os saquinhos e colocando as mudas e com a enxada fecharam as covas, seguiram para a colocada da proteção, nossa e como a área já ficou diferente! O material coletado no evento foi enviado a cooperativa de reciclagem do município.

Alguns instantes depois já pudemos observar a natureza agradecendo nossa atitude, borboletas passeavam entre as mudas plantadas!

Estas foram apenas algumas ações entre muitas outras que iremos desenvolver neste lindo projeto, pois afinal somos Amigos do Rio Sesmaria!

Professora Daniele Marçal

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Daniele

    Plantio das mudas

    Eu adorei o passeio , e o mas legal é que só de saber que estaremos ajudando o rio sesmaria é ótimo, bom fizemos bastante coisas interessantes . A turma ajudou bastante e para que nada caisse no chão a professora levou latões de lixo reciclaveis como :lixo orgânico e plástico, tambem plantamos 25 mudas já um pouquinho grandes para que não demore tanto assim para crescer além disso comemos muitas frutas deliciosas ,e o legal e que as cascas das frutas foram jogadas no latão de lixo orgânico , e estamos plantando essas mudas para que o rio não fique assoreado
    (raso e largo)
    Bom esse foi o meu relatório sobre o plantio das mudas no rio sesmaria eu achei muito importante esse projeto eu agradesso a oportunidade de poder ajudar o rio sesmaria

    Alice Vitória Costa Faria 703

    ResponderExcluir
  3. A professora Daniela já disse no post principal, mas quero aqui reforçar os parabéns às turmas que se comportaram muito bem durante todo o evento e com o Esse registro, com certeza será inspirador para as turmas que irão participar das próximas etapas!
    comprometimento e vontade de todos na execução dessa etapa.
    Um grande abraço a todos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesse projeto que tanto bem pode trazer para a comunidade.O meio ambiente merece nossa atenção.Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. eeo gosteei mas jaa comenteei laa naa outra pagiina xD...


    Beeiijoos /(**,)\<~Fabrícia 702

    ResponderExcluir
  6. Olá professora Daniele !
    Bom achei o passeio muito interessante. Pois lá nós vimos que o rio Ses maria está precisando da nossa ajuda.E é bom saber que nós estamos fazendo com que isso aconteça.bom no passeio me diverti muito além de estaar ajudando a natureza lá vimos como está se acabando o rio, plantamos mudas de arvores para que reforce mais o que está indo com o rio, comemos frutas saborosas e saudaveis ,e teve também a separação dos lixos, e limpamos um pouco da area perto do rio , bom esse foi meu relatório sobre o passeio . espero que continue assim e que também gostaria de dizer que foi ótimo participar desse projeto e que sempre que precisar poder estar ajudando vai ser um prazer !
    Isabelle oleinik / 801

    ResponderExcluir
  7. Oii professora adorei a nossa ida ao riosesmaria a nossa manhã foi ótima plantamos aquelas 25 mudas foi muito bom tentar ajudar o rio a ficar melhor. Fizemos muitas coisas importantes eu adorei espero ir mas vezes.
    Bom esse éo meu relatório
    Thayná alves turma: 704

    ResponderExcluir
  8. Redação

    No dia 11 nós fomos ao Rio Sesmaria fazer o plantio.Sem as árvores a terra seria levada pela água, porque as raízes das árvores que seguram a terra para que não sejam levadas.
    O Rio Sesmaria era fino e fundo, agora esse rio está ficando mais raso e mais largo, porque não tem muitas árvores.Mas nós estamos fazendo de etapa em etapa.A primeira etapa foi planta 25 mudas, mas não é só isso que tiamos que fazer, mais sim não jogar coisas no chão, como lixos e várias outras coisas.
    Na hora do lanche tinha as latas de papel, metal, plástico e de lixo orgânico, para não jogar nada no chão.Depois plantamos as mudas e viemos embora.


    Letícia turma:703

    ResponderExcluir
  9. Bom eu não tive a oportunidade de ir na primeira vez,mas agora vou estar lá fazendo minha parte colaborando para que o Rio Seismaria a cada dia cresça e fique melhor,eu acho que não e so ir lá ajudar a plantar tirar os lixos junto com nossa escola também devemos passar isso adiante para que nunca esse projeto tão Legal para os alunos e também para todo mundo acabe, mesmo não estando lá no dia para poder ajudar achei o Projeto muito legal . Parabéns !
    Aluna:Naiara Maria Turma:702

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir